segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Planeje para controlar

Alguns pensam que não vale a pena fazer planejamento porque toma muito tempo. Realmente, planejar toma tempo, mas é depois que a coisa acontece rápido.

Não podemos nos dar ao luxo de viver apagando incêndio. Mas, o que é incêndio em um projeto? Incêndio é uma coisa totalmente inesperada que acontece, você não tem plano B nem C para te salvar.

Quando você planeja, já sabe de antemão que aquilo pode acontecer. É claro que primeiramente você tenta evitar que aconteça, mas se acontecer você terá planejado algum tipo de medida a tomar. A gente chama isso de gestão da surpresa.

Temos que cuidar também para não acontecer o seguinte: você sabe o que vai acontecer e não reage, até que acontece. Ou você sabe no que vai dar e insiste em usar uma técnica inadequada.
O planejamento é a alma... a gente planeja porque quer controlar, para saber se está indo bem e para perceber as diferenças e tomar atitudes. Se não for controlar, o plano é só um exercício que você cola na parede e vai ficar lá para “inglês ver”.

Nenhum comentário: