segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Gerenciamento de recursos

O que é a oferta em gerenciamento de projetos? A oferta é “quem poderia trabalhar mas não necessariamente vai trabalhar”. É você saber os recursos que precisa utilizar e depois fazer as escolhas dessa oferta de quem vai realmente medir esforço. Eu tenho que declarar o que é que eu tenho à disposição, ou seja, a oferta. Nesse sentido, você é capaz de dizer “quantos” tem à disposição, mas não significa que você está usando.

De um modo geral, usa-se a palavra insumos pra trabalhar pessoas ou simplesmente recurso, este de maior abrangência, em que eu trabalho pessoas, equipamentos, materiais, dinheiro, elementos que são necessários para que aquele projeto aconteça. Uma vez declarado o que se tem à disposição, é possível organizar unidades, grupos de recursos.

Trabalham-se os recursos do projeto usando o conceito de insumos consumíveis e não consumíveis. Insumo não consumível é aquele que todo dia está disponível de novo, como pessoas e equipamentos (embora eles acabem um dia, dentro da vida útil que você considerou o conceito é válido). E tem os recursos que são consumíveis, que são consumidos no processo ou no produto. Vai ter um monte de papel de rascunho que vou jogar – são consumidos no processo – e os papéis do relatório final que acaba sendo parte do processo.

Por que essa divisão é relevante no gerenciamento de projetos? Porque normalmente eu vou dedicar um esforço maior gerenciando esses itens não consumíveis do que os itens consumidos. Mas este é assunto para outro post...

Nenhum comentário: