terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sobre cronograma

Quando você tem uma equipe muito zero quilômetro e acredita que ela não tenha visão do que fazer, sua tendência é de decompor as atividades um pouquinho mais. Além disso, você faz um monte de checklist. Mas quando você sabe que sua equipe tem experiência em entrega, você faz pacotes de serviços maiores, porque não existe um risco tão grande de eles não entenderem o que é para fazer.

O cronograma, na verdade, é uma declaração de pró-atividade tua em relação ao projeto. Nele, você representa, de certa forma, algo como “eu não estou me entregando ao projeto”, “eu estou assumindo controle sobre ele”.

É preciso também habituar as pessoas a usar e ler o seu cronograma. Quando isso acontece, seu projeto consegue até mais atenção dos outros. Alguém te liga e diz “você viu isso?”, “você não esqueceu da atividade tal”, “acho melhor acrescentar”. Quer dizer, esse cara te induz a não esquecer que naquela semana você tem serviço pra ele.

Você pode chegar a um ponto em que sua equipe adquira o hábito de fazer um planejamento semanal e realmente cumpra com ele. Não se pode correr o risco de acontecer o seguinte: o individuo chega na empresa, nem abre sua planilha de atividades do dia, e começa a fazer aquilo que ele mais gosta, se entrega ao trabalho, e deixa o que realmente tem que fazer de lado. Por isso é importante que as pessoas leiam e cronograma (e entendam também) e saibam de suas responsabilidades. Caso contrário, seu projeto vai para o saco.

Nenhum comentário: