terça-feira, 23 de setembro de 2008

Diferença entre atividade governada pelo esforço e atividade governada por recurso

A duração das atividades parece algo tão simples. Eu quero aqui mostrar que tem coisas que vão fazer você pensar duas vezes no cronograma que venham a produzir no futuro.

O primeiro conceito importante é aquele de atividades governadas pelo esforço versus atividades governadas pela duração. O que significa isso? Eu tenho atividades governadas pelos recursos se ela depender do recurso que eu adoto. Por exemplo, se eu coloco mais gente, consigo fazer mais rápido.

Outras atividades não dependem da quantidade de pessoas, ela vai acontecer porque vai acontecer por um motivo técnico qualquer. Digamos que você precise de uma aprovação que vem da Alemanha. Isso durará uma semana, independente da quantidade de pessoas. Se fosse orientada por recurso, duas pessoas fariam a mesma atividade na metade do tempo.

Percebeu a diferença? Na atividade orientada pelo esforço, diminuo o número de pessoas e demora mais. Já na atividade governada pelo tempo, mais ou menos pessoas não vai fazer diminuir o tempo. Em geral, essa atividade tem algum processo físico envolvido, por exemplo, se eu colocar dois aviões para chegar mais rápido em São Paulo de nada adianta. Colocar quatro pilotos num Boing não muda a velocidade da viagem.

Então, na montagem do teu cronograma você vai precisar saber se determinada atividade é governada pelo esforço ou não.

Quando eu vou estimar a duração de um cronograma, se não levar em conta a atividade governada pelo tempo ou pelo esforço, acabo produzindo um cronograma errado.

Vejamos um exemplo: você vai planejar uma reunião que dura duas horas num determinado dia e coloca no teu cronograma duas horas. Você errou, a não ser que você saiba que vai acontecer de manhã. Mas se você tiver um dia para fazer a reunião, mas você não sabe a hora, lógico que você vai colocar um dia. Se eu tenho uma reunião que é para acontecer na terceira semana e eu não tenho condições de acertar a agenda das pessoas, a reunião dura duas horas de esforço, mas o tempo do cronograma é de quatro dias. Eu não sei o dia que vai ser a reunião, então eu aloco o tempo para a reunião acontecer equivalente, aí então o meu cronograma começa a ficar realista.

Nenhum comentário: