segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gerenciamento de projetos: Por que o trabalho em equipe?

Há uma espera, por parte dos consumidores, de serviços com qualidade, pontualidade nos prazos, previsão de custos e por fim, que tudo isso gere o menor dano possível ao meio ambiente.
Mesmo com toda a tecnologia disponível, um gerente de projeto não consegue acompanhar sozinho, a crescente complexidade do mercado e suas inovações tecnológicas. Os gerentes procuram então, utilizar ao máximo os recursos disponíveis, centrando os trabalhos nas pessoas e empregando a abordagem das equipes de trabalho.
O trabalho em equipe consiste em um grupo de pessoas que se esforçam para alcançar um objetivo comum por meio de abordagens comuns, regidas por diretrizes comuns e medidas de desempenho. Assim, a equipe de trabalho é capaz de gerar melhores idéias e chegar a soluções mais criativas e vantajosas e é capaz de analisar mais facilmente grandes quantidades de informações e situações complexas.
Fatores básicos na escolha de uma boa equipe de trabalho:
• Motivação e orientação eficazes dos integrantes da equipe;
• Aplicação de habilidades administrativas já comprovadas;
• Treinar, treinar e treinar.
O gerente de projeto deve basear a seleção da sua equipe quanto aos seguintes preceitos:
Só selecionar pessoas:
• Capazes de contribuir com a equipe como integrantes e não como “estrelas”;
• Capazes de contribuir com habilidades complementares que irão fortalecer e aumentar a capacidade do grupo;
• Capazes de trabalhar sob pressão e que sejam motivadas pelos resultados;
• Capazes de liderar e seguir;
• Comprometidas em testar a fronteira do status quo;
• Capazes de compartilhar seus conhecimentos com os demais membros;
• Dispostas a aprender com os demais sempre.
Cabe ao gerente de projeto, selecionar pessoas que além de habilidades técnicas, possuam um excelente relacionamento humano. Cabe também a ele, estabelecer regras e diretrizes que se distribuam igualmente a todos os integrantes da sua equipe.

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