segunda-feira, 12 de maio de 2008

Importância das entregas intermediárias

Quando fazemos a EDT do projeto da forma comum, ficamos com aquela agonia se vamos ou não conseguir entregar o produto final até o último dia. Além disso, só conseguimos tomar algum tipo de atitude corretiva no último mês porque o resto está todo embolado.

Quando desembolamos o projeto, criando produtos intermediários, a equipe trabalha mais segura e os clientes internos têm uma percepção melhor do desenvolvimento. Essa forma de planejar o projeto interessa a todo mundo; você, como participante ou chefe da equipe, pode mostrar o que está sendo feito e até se promover com isso. Por outro lado, o próprio cliente fica mais tranqüilo porque vê algo pronto.

Em projetos internos, se você não prevê entregas intermediárias, é como se não prestasse conta ao teu cliente interno. Não dá para enrolar dizendo “ah, eu estou fazendo”. Você acaba não trabalhando a percepção, pois tanto você quanto o cliente têm angústias. Mas quando você planeja as entregas intermediárias, traz realidade para o projeto.

Infelizmente esse é um exercício que não estamos habituados a fazer e, quando fazemos, temos a tendência de listar todos os serviços. Porém, é melhor pensar em alguns itens para entrega e a partir deles gerar novos serviços. Com isso, fica mais fácil de fechar o projeto.

Nenhum comentário: