segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Decomposição do trabalho

Na gestão de projetos profissionais, seu foco principal não é o que vai entregar um dia, mas as entregas intermediárias. Essa técnica de decomposição em pacotes de trabalho ajuda a dar não só uma sensação, mas uma realidade de que o projeto está avançando. Mas o que vem a ser essa decomposição?

A decomposição do trabalho é feita quando pegamos o projeto inteiro e o decompomos em partes menores, chegando a um “pedaço” palpável que torna possível entender a sua execução. Com esse “pedaço” compreensível, fica fácil prever horas, esforços e recursos humanos para cada um, ou seja, são as atividades. A decomposição também é conhecida como detalhamento.

Eu demorei muitos anos para descobrir o seguinte: não planejamos porque é legal planejar, planejamos para poder controlar. Então, para exercer o controle, eu tenho que saber o que eu quero. Para isso, crio o plano para poder ter uma linha-base - recurso que serve para comparar previsto versus realizado. Por outro lado, não adianta detalhar o plano em excesso se depois eu não consigo registrar o realizado. Meu limite de detalhamento deve chegar somente ao ponto em que eu consiga exercer o controle. Se eu precisar de algo além disso, posso fazer Checklist e usar outras técnicas, dependendo da minha forma de trabalhar.

Imagine um cronograma cheio de tarefas. Se for um cronograma não detalhado, às vezes tem tarefas parecem ser as mesmas, mas não é: a primeira é diagnosticar, a segunda é projetar e a terceira é implantar. Ou seja, um cronograma inteligente vai ter isso mais trabalhado, escrito da maneira certa. Parece uma tecnicalidade, mas com isso você faz planos de melhor qualidade.

Nenhum comentário: