terça-feira, 22 de abril de 2008

Diferença entre sonhos de TER e sonhos de SER

Podemos classificar os sonhos em dois tipos: sonhos de TER e sonhos de SER.

Dependendo da fase da vida - adolescência até a fase dos 25 anos, as pessoas buscam normalmente realizar os sonhos de TER. Mais tarde, em geral aos 40 anos, busca-se SER.

Os projetos que buscam TER são mais fáceis de serem explicados e entendidos do que os de SER. Você quer TER uma casa com tal decoração, TER um carro de tal cor ou marca etc. Esses projetos são fáceis de ser idealizados e até mais rápidos para se conseguir.

Já os projetos de SER são mais complicados. Se você tiver a sorte de ter projetos de SER antes de chegar aos 40 anos, talvez a tua vida se organize um pouquinho melhor mais na frente. Silvio Wille, autor do livro Meu Projeto Pessoal, disse numa entrevista que teve um pouco dessa sorte. “Eu, quando estava terminando a minha faculdade, ficava imaginando no que eu iria trabalhar e etc. Ao invés de decidir TER este ou aquele emprego, decidi no início do último ano que queria SER um consultor. Então busquei a minha pós-graduação para conseguir um diferencial com relação no mercado e isso acabou sendo bem interessante”.

Isso não quer dizer que você pode escolher o TER porque é mais fácil do que o SER. Na verdade, você tem que buscar esses dois sonhos em paralelo. Mesmo que o projeto de SER tenha um progresso mais lento, o pior é ficar parado nesse sentido.

Divida os seus sonhos em sonhos de TER e de SER e veja como fica mais claro o esforço que você precisará fazer para realizar cada um deles.

Nenhum comentário: