segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Você é realista com os seus sonhos?

Ser realista com o sonho. Até parece um paradoxo, mas não é.

Digamos que meu sonho é ser modelo. Você poderia me dizer: faça um plano, corra atrás, basta definir o que precisa fazer, ir em uma agência, fazer um book etc. Mas nada disso vai me adiantar se uma das coisas que me faltam é 15cm de altura! É claro que isso não deve me impedir de ser feliz; eu posso mudar o meu escopo e ser modelo comercial, por exemplo.

A dose de realidade no sonho deve ter a medida certa. Não deve te impedir de buscar algo ousado, mas também não pode te levar à loucura. Se seu projeto pessoal só se resolve ganhando na mega sena é hora de despertar, porque a probabilidade de ele se realizar é pequena, assim como é impossível planejá-lo, já que está fora de seu domínio. Escolha bem no sonho que você quer realizar e veja se pode planejá-lo. Se sim, este sonho faz sentido e é realizável.

Por outro lado, existe a realidade inerente ao projeto pessoal que deve ser considerada no planejamento. Se você mora no interior do Estado e gostaria de fazer uma pós-graduação que não é oferecida em tua região, esse projeto só terá sentido se você estiver disposto a mudar de cidade e quem sabe até a morar sozinho. Você terá que analisar o que é mais importante para você, para os teus valores; é estar junto da família? Ou, nesse momento, é perseguir o teu desejo?

Aposto que você conhece alguém que perdeu uma grande oportunidade de vida por não querer a mudança inerente ao projeto. Talvez essa pessoa não se arrependa, porque isso tem a ver com os valores dela, foi uma escolha feita de coração.

Cada pessoa tem que olhar para dentro de si mesma e perceber até onde pode ir, buscar a sua realidade. Só assim os sonhos se tornam realizáveis. Mas não deixe de jogar na mega sena... Boa sorte!

Nenhum comentário: