segunda-feira, 2 de junho de 2008

Faça uma apreciação investigativa sobre você mesmo

Nos Estados Unidos foi desenvolvida nos últimos anos uma técnica que a gente chama de investigação apreciativa.

Investigação apreciativa, em projetos pessoais, é uma maneira de você se perguntar como que você é, mas de um modo apreciativo. Ou seja, você não vai atrás do que não é bom, mas procura ver as suas qualidades, aquelas coisas que são prazerosas.

Essa técnica nos faz desenvolver a busca pelos “sins” e não pelos “nãos”. Você deve dizer o que quer e não o que não deseja. Usando a investigação apreciativa é possível trabalhar aquelas coisas boas que acontecem com você, que você faz e também que teus familiares e amigos fazem. Na hora em que você entende quais são essas coisas boas, você procura fazer com que elas se repitam com mais freqüência. As coisas têm tendência de acontecer de um modo geral de uma maneira bem positiva.

De acordo com a técnica de investigação apreciativa, no momento em que você avalia apreciativamente os teus sonhos, você começa a pensar neles cada vez mais. Esse processo ajuda a construí-lo, a pô-lo no papel e a explicá-lo aos outros.

Veja só que interessante; pense nas coisas que você já contou para os teus amigos quando tinha um sonho bem desejado. Você contava com grande entusiasmo e explicava o sonho para eles. Cada vez que você explicava para um novo amigo, explicava de um jeito melhor, ia melhorando o projeto. Então, esse processo mental de ir explicando e repetindo ajuda você, cada vez mais, saber qual é a sua trilha.

A investigação apreciativa é uma técnica fácil e ajuda a focar as fortalezas.

Nenhum comentário: