segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Trabalhando com os recursos humanos do projeto

O planejamento de recursos vai trabalhar com um grupo de recursos específicos do projeto. A parte de material dos recursos é um pouco mais fácil de você administrar. Por quê? Acompanhe meu raciocínio: uma pilha de papel dentro da máquina de xerox não se gasta sozinha, nenhum papel levanta o dedinho, aperta o botão e detona a máquina pra fazer sair papel à toa. Só uma pessoa pode fazer isso, certo?

De um modo geral, insumos que não são pessoas são muito mais controláveis do que as pessoas. Se você tem uma pessoa no projeto e não deu tarefa para ela, o taxímetro está rodando... E pior, ela veio para trabalhar com você, não fez nada e ainda atrapalhou o outro. Por isso a gestão de recursos é fundamental.

O gerente do projeto é a pessoa que vai fazer o fechamento do plano e é diretamente responsável pelo monitoramento e controle do andamento. O interessante é o seguinte: o que faz de fato o projeto acontecer são as pessoas, então um gerente de projetos, para tristeza dos técnicos, vai gastar só um pouquinho do tempo dele aplicando elementos técnicos. Em torno de 70 a 80% do tempo do gerente de projetos é dedicado a trabalhar pessoas, com seus conflitos, sendo esses elementos perturbadores que fazem o gerente gastar muito tempo.

Curiosamente, no PMBOK, existem lá aquelas áreas do conhecimento (integração, prazos, custos, qualidade etc.) e nesses capítulos tem controle de prazos, controle de custos, controle de qualidade e controle de riscos, e em recursos humanos, não tem controle, porque na verdade, não se controla pessoas. Taylor e Fayol, lá nos velhos tempos da administração, quando controlavam a produção da fábrica, tentavam controlar pessoas. Então ficavam perturbando o trabalhador achando que com aquilo ele trabalhava melhor. Hoje é bem diferente. Eu sei que o trabalhador está trabalhando bem se o resultado do trabalho dele for adequado. Então eu não controlo a pessoa, e sim o resultado do trabalho dela. Em projetos também é assim; controlamos os resultados do desenvolvimento do projeto para saber se estou indo bem ou mal com relação aos executores.

Nenhum comentário: