Quando falamos de planejamento na dimensão de recursos e custos, significa que vamos lançar sobre um cronograma já existente, quanto de material e quanto de mão-de-obra vou ter que utilizar para que as atividades aconteçam. Isso tem a ver com realmente você domar os recursos do projeto.
Ao fazer os lançamentos dos recursos, se utilizarmos um software apropriado, é possível saber dia a dia qual é a carga de trabalho de um ou de vários projetos ao mesmo tempo. Além disso, o programa calcula e dá o histograma do recurso.
O histograma dos recursos é importante para avaliar a locação. Por exemplo, no cronograma tem dois dias que está precisando de quatro engenheiros, quando na realidade só três disponíveis. O que vai acontecer? No cronograma serão alocadas as pessoas num grau inadequado, e na hora em que a atividade tiver de ser executada, não será. Esses quatro engenheiros que não existem vão fazer com que algumas atividades fiquem atrasadas e atrasem o projeto. Imagine então cinco ou seis projetos com gente superalocada... Todas as atividades e todos os projetos vão ser empurrados para a frente e quando você ver está tudo atrasado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário