As atividades marco são muito importantes pra criar conexões no teu cronograma. Você vai escolher datas em que gostaria que algumas metas fossem atingidas e vai lançar no seu cronograma como atividade marco.
Se você criar três ou quatro marcas importantes no meio do projeto e se quiser, por exemplo, postergar a entrega do projeto, você só abre os marcos, os empurra mais para frente, dando folgas intermediárias para os processos.
Os marcos também deveriam ser usados como elementos motivadores. A gente não costuma exercitar isso muito bem. Se você vai numa feira e faz uma venda, lodo dá a ótima sensação ter alcançado algo. Você pensa “puxa, já ganhei mais um”... e com isso você se energiza para continuar. Se você não caracteriza esses momentos de comemoração no meio do projeto, acaba perdendo, pois ao final você está tão esgotado que às vezes nem tem tempo de comemorar.
Ter os marcos planejados como eventos vão gerar uma chance de você animar tudo.
Aqui no sul do país, quando os europeus começaram a construir casas, eles adotaram um marco físico visível. Ao terminar de colocar o telhado em uma casa, colocavam um galho de árvore encima. Esse sinal está associado a um evento de comemoração, pois eles não vão trabalhar mais no tempo, mas têm cobertura. Imaginem que eles podem até fazer churrasco agora... é uma bela comemoração, você não acha? O certo é a gente ter esse tipo de oportunidade no projeto.
Eu recomendo que os marcos não ultrapassem 15 ou 25 dias; uma equipe que não tem o que comemorar durante um mês já está começando a ficar deprimida. Eu tenho que ter a chance de dizer “oh, que legal esse relatório”, e fazer a coisa realmente andar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário