Existe um conceito importante em gerenciamento de projetos: o que é uma atividade marco. Atividades marco são pontos importantes do projeto que tipicamente têm duração zero. Alguns softwares permitem você chamar de marco uma atividade que não dura zero, mas o conceito original é esse.
Normalmente, os marcos não consomem recursos. Eles caracterizam uma mudança de estado. É o que você quer mostrar com uma atividade chamada “relatório entregue” ou “produto aceito”, por exemplo. Veja que não há um verbo (entregar relatório, aceitar produto).
Mas tome cuidado para não confundir: antes você usava uma linha só e agora tem que usar duas linhas no cronograma. Isso acontece porque vou ter que considerar uma atividade pra fazer o serviço e outra, para anotar a mudança de estado. Por exemplo: tenho uma linha chamada “aprovar orçamento” e outra “orçamento aprovado”.
Manter essa separação é importante porque, se você der o prazo de uma semana para aprovar o orçamento e ele for aprovado antes, você consegue representar isso no cronograma por esta ser uma atividade comum, que consome tempo, dinheiro, negociações... Já a outra chamada “orçamento aprovado” só vai caracterizar então aqui a mudança de estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário