É bastante comum que projetos pessoais sofram algum tipo de mudança motivada por forças externas. Podemos chamar isso de mudança de escopo.
Mudança de escopo não é a mudança do objetivo geral, mas de alguns objetivos específicos. Observe que com isso você não está mudando o lugar aonde quer chegar, mas apenas parte do caminho usado para chegar lá. Podemos encarar como adaptação à realidade.
A gente pode fazer isso? Pode, é claro. Por exemplo: seu sonho é ter uma casa para viver com sua família. No meio da construção você descobre que terá mais um bebê, que não estava nos seus planos. Agora precisa construir um quarto para esse filho, ou seja, terá que mudar o escopo. Essa mudança não pode ser algo que te deixe triste.
Acontecimentos da vida e até mesmo aquilo que a gente aprende e conhece durante o projeto fazem com que mudemos nossos desejos. Mas devemos tomar cuidado, senão mudamos tantas vezes que nunca terminamos nada.
Às vezes é melhor fazer uma coisa com menos frufru para depois incrementar do que fazer nada. A primeira casa própria, por exemplo, pode ser construída um pouco maior e ficar com algumas peças sem decoração e móveis por enquanto. É um ajuste que faz parte do projeto e não está desvinculado do desejo real.
Quando você muda um pouquinho, acaba aperfeiçoando teu projeto, de forma que ele vai chagando mais perto da tua realidade e de teus valores. À medida que você aprende isso, sua capacidade de planejamento aumenta e consequentemente a possibilidade de controlá-lo eficazmente guiando-o ao objetivo final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário