O custo dos 12 estádios que irão sediar os jogos no Brasil mais as obras de mobilidade urbana focadas no transporte público, já soma o dobro do total investido pela África do Sul na Copa de 2010 que, segundo o governo sul- africano, teria sido cerca de 4, 284 bilhões de dólares, investidos nos estádios e em serviços de infraestrutura, comunicação, segurança e desenvolvimento esportivo.
Uma das diferenças entre esses valores está no número de cidades sede dos jogos. Enquanto que na África foram 9, no Brasil serão 12 cidades . Outra diferença segundo o ministro do Turismo, Luiz Barreto, está no fato de que o governo brasileiro optou por fazer investimentos que darão maior retorno à população.
Estima- se, no entanto, que os gastos devem aumentar quando os projetos começarem a sair do papel. Um exemplo é o caso do estádio Fonte Nova, em Salvador, orçado em 591 milhões de reais e que pode custar até 1,609 milhão, ocasionado pelos juros, taxa de risco, impostos e uma reserva para garantir condições operacionais e de manutenção do estádio.
Um dos assuntos que mais preocupa a Fifa é a infraestrutura nos aeroportos, segundo a Infraero( Empresa Brasileira de infraestrutura Aeroportuária) a previsão de gasto em melhorias é de R$ 6,25 bilhões em 23 aeroportos até 2014.
fonte:www.obra24horas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário