segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Dependências entre as atividades

Depois que temos uma lista de atividades temos de colocá-las na seqüência e definir as dependências. É importante que quando estivermos fazendo a lista não nos preocupemos com isso. Então, só depois que você tem a lista pronta é que vai se preocupar com a ordem de execução das atividades.

Vou usar alguma informação para interligar algumas atividades entre si conferindo lógica ao processo. É óbvio que as predecessoras são importantes, por exemplo, é melhor você colocar a roupa depois de sair do chuveiro do que antes de entrar... uma simples mudança de ordem gera um impacto muito grande na tua roupa. Dependências fazem parte do processo.

Precisamos aqui definir dois termos: predecessoras e sucessoras. Predecessoras são aquelas atividades que vêm antes de uma outra atividade. Já as sucessoras são as que vêm depois.

O software MS Project tem as colunas predecessoras e sucessoras. Outros softwares, como GanttProject, mostram apenas o campo predecessoras, o que não invalida a cronogramação. Com o uso de programas é possível ver no cronograma a ordem de execução.

Uma atividade Y pode ter várias predecessoras. Como todas estas predecessoras têm que estar prontas para Y começar, acaba que se uma atrasar outra atrasará para agüentar o atraso da sua predecessora. Da mesma forma, pode gerar folgas, alterando a data de execução de Y.

Existe o que a gente chama de dependência padrão. Esse tipo de dependência ocorre quando só é possível começar a execução da atividade Z se M estiver pronta. Qualquer situação diferente disso se chama dependência parcial, ou seja, a atividade pode começar em paralelo ou pode ter um retardo positivo ou negativo com relação ao conjunto.

Também pode acontecer o seguinte: eu estou já quase terminando uma atividade e já tenho informações suficientes para começar uma outra. Se a equipe não for a mesma, posso fazer as duas ao mesmo tempo no final.

Outro caso também pode ser: inicio a atividade Y e três dias depois inicio Z. o que isso significa? Que não interessa o que eu vou obter em Y, pois não usarei o resultado em Z.

Para não errar na rede das predecessoras você tem de entender a lógica de dependências entre elas.

Nenhum comentário: