Quando pensamos em projetos normalmente esquecemos de um detalhe: como saber se meu resultado foi de sucesso?
Em projetos pessoais, quem define o que é sucesso é você mesmo. Você poderia ter escolhido menos, um objetivo menor, poderia ter escolhido outro jeito...
Vamos a um exemplo: se dois jovens optam por viver juntos e não se casar formalmente acabam criando um outro critério de sucesso do que é ser um casal. Na percepção deles, o famoso papel passado é um item pouco relevante em todo o contexto.
Por definição, um dos critérios de sucesso em projetos é conseguir entregar o produto final tal como definido no escopo, ou seja, atingir o objetivo. Por isso, nos seus projetos pessoais, só você poderá dizer se está satisfeito com o final, se alcançou o sucesso ou não.
Mesmo quando um projeto não alcança o sucesso ele passa certas lições. Você pode aprender com elas para planejar e executar melhor. Aproveite-as para ver o que deu certo e o que deu errado e aja sobre essas informações. O importante é não desanimar. Afinal de contas, só não erra quem não faz nada.
Pegue papel e caneta e escreva o que considera sucesso para cada um dos seus projetos pessoais. Tenha isso como um guia e busque, em cada atividade do projeto, manter os olhos fixos no teu céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário