Ontologia é o significado das cores, aquelas impressões, sensações e mensagens que obtemos após o contato com elas.
As cores por elas mesmas não têm qualquer significado. Apenas quando estão aplicadas a um determinado contexto e a uma determinada cultura, os observadores poderão tirar suas impressões sobre seus possíveis significados, sempre com base em suas experiências pessoais.
Esta questão revela tanto a riqueza das cores quando a dificuldade em fornecer significados e de trabalhar com elas de uma forma que a mensagem que se pretende passar seja realmente compreendida.
São muitos os aspectos subjetivos que envolvem a ontologia. Existe a questão da diversidade de luzes, de superfícies onde as cores podem ser aplicadas, a individualidade na estrutura física e na capacidade de processamento das informações em cada pessoa e, especialmente, as questões culturais, sociais e emocionais envolvidas. Além disso, existe ainda a questão dos gostos pessoais e dos laços pessoais envolvidos.
A cultura em que cada pessoa está inserida determina alguns dos significados das cores, em maior ou menor proporção. A cor passa a desempenhar um papel de comunicação entre os integrantes da comunidade.
Quer saber mais? O Curso Gestão de Cores: Física, Biologia e Percepção traz um ótimo conteúdo sobre isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário