Os sonhos e desejos devem considerar nossos valores porque estes nos ajudam a saber se aquilo que buscamos é algo que faz sentido para nossa vida.
O escritor Silvio Wille, autor do livro Meu Projeto Pessoal, deu um exemplo bem interessante em uma entrevista recente: “minha sogra, quando soube que o cunhado estava com câncer, sentiu que a irmã precisava de ajuda. Então ela parou todos os seus projetos pessoais e foi para o nordeste onde mora a irmã para apoiá-la naquele momento difícil. Isso era importante para os valores da minha sogra”. Outro exemplo: “uma pessoa que não tem como valor pessoal o estudo e o conhecimento, às vezes abandona todo esforço de passar no vestibular ou de terminar o ensino médio. Isso não significa que ela não tenha capacidade de terminar os estudos. Na verdade, os seus valores a tiram do caminho, ela não acredita que conhecer e ter um melhor preparo em termos de conhecimentos vá ajudá-la na vida. Os nossos valores são como base para as nossas tomadas de decisão”. Perceba que você mesmo faz e decide por conta dos seus valores.
Toda vez que temos que decidir entre três ou quatro caminhos, a decisão que vem lá do fundo do coração é a baseada nos valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário