Muitas vezes a gente acha que sabe o suficiente sobre algum assunto e cai do cavalo. Veja só: um dia desses precisei fazer o trabalho final da disciplina Gerenciamento de Projetos I da pós-graduação.
A professora tinha pedido um projeto cujo tema tivesse alguma coisa a ver com o lado social. Isso é bem a cara dela, que faz parte da equipe de planejamento da universidade. Este trabalho era em dupla, então eu e um colega fizemos juntos. Lá fomos nós inventar mais um cliente, mais uma necessidade.
Michel e eu começamos a pensar e logo decidimos que nosso projeto seria sobre água, especificamente um plano para diminuir o desperdício de água num bairro aqui de Curitiba. Fizemos o objetivo, escrevemos o escopo, identificamos os stakeholders, os patrocinados, os riscos e mitigações e o mais que é de praxe em projeto – não necessariamente nessa ordem e rapidez. O “bolo” se deu na parte da estrutura de divisão do trabalho – EDT. Nós a fizemos certo, mas como ambos somos metidos, resolvemos fazer um pouco mais do que a professora pediu e quebramos as pernas.
Decidimos que íamos usar o MS Project para fazer o plano do nosso projeto. Não que a gente soubesse usar, mas digitar as tarefas e colocar datas de início e término é fácil e eu já havia mexido no programa só de brincadeira. Eu fiquei encarregada disso. Então abri o MS Project, coloquei os recursos, digitei as tarefas etc. Mas... Algo estava dando errado: eu não conseguia acertar as datas, fazer com que as tarefas predecessoras representassem aquilo que a gente queria e o gráfico de Gantt estava longe de representar alguma realidade. Foi a maior confusão e o dia da entrega chegando... E o Michel confiando que eu sabia fazer... E a professora com expectativas sobre o nosso trabalho... e eu não sabia de nada...
Finalmente resolvi reconhecer que eu não sabia e fui perguntar a um especialista no programa aqui do escritório. Eu expliquei e ele me perguntou: você fez as configurações essenciais antes de iniciar o plano? Rsrrsrsrsrs. Não. Acabamos entregando um cronograma bem esquisito para a professora. Ainda bem que ela não viu nosso gráfico de Gantt e não estava preocupada com as predecessoras. Ufa!
É isso gente, façam as configurações essenciais senão seu plano não vai prestar para nada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário