quinta-feira, 5 de maio de 2011

Gerente de Projeto: estimulando a autoconfiança da equipe.

Quando a equipe de trabalho recebe repetidos incentivos e reforços positivos do seu gerente, a facilidade ou eficácia de um projeto torna- se evidente.
É muito importante entender como o comportamento do Gerente de Projeto pode afetar positiva ou negativamente as atitudes e ações das demais pessoas da equipe.
O gerente deve estar sempre com a mente aberta para as idéias do grupo, assim, poderá avaliar as necessidades do projeto e compará- las com as necessidades da equipe, fazendo correções e ajustes se forem necessários.
Ao fornecer ferramentas e recursos para que cada tarefa seja cumprida dentro do prazo e recompensar as conquistas à equipe, por exemplo, o Gerente de Projeto estará estimulando a evolução do seu grupo de trabalho.
Em todas as decisões durante um projeto, deve- se levar em conta os pedidos e recomendações da equipe e deve- se garantir que todos os integrantes tenham entendido claramente o que foi proposto, afinal, a indecisão é fatal em um projeto.


Referência bibliográfica:
Bruzzi, Demerval Guilarducci
Gerência de Projetos: Uma Visão Prática/ Dermeval Guilarducci Bruzzi-São Paulo: Érica, 2002

terça-feira, 3 de maio de 2011

Turma de Maio de Ms Project 2007



Estão Abertas as turmas da Projexpert para curso de Ms project 2007.

Local: Projexpert – Rua Jaime Balão, 390 – 1º. Andar, conj 2. Bairro Hugo Lange. Curitiba.

As vagas são limitadas!




Mais informações entre em contato pelo email cursos@projexpert.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gerenciamento de projetos: Por que o trabalho em equipe?

Há uma espera, por parte dos consumidores, de serviços com qualidade, pontualidade nos prazos, previsão de custos e por fim, que tudo isso gere o menor dano possível ao meio ambiente.
Mesmo com toda a tecnologia disponível, um gerente de projeto não consegue acompanhar sozinho, a crescente complexidade do mercado e suas inovações tecnológicas. Os gerentes procuram então, utilizar ao máximo os recursos disponíveis, centrando os trabalhos nas pessoas e empregando a abordagem das equipes de trabalho.
O trabalho em equipe consiste em um grupo de pessoas que se esforçam para alcançar um objetivo comum por meio de abordagens comuns, regidas por diretrizes comuns e medidas de desempenho. Assim, a equipe de trabalho é capaz de gerar melhores idéias e chegar a soluções mais criativas e vantajosas e é capaz de analisar mais facilmente grandes quantidades de informações e situações complexas.
Fatores básicos na escolha de uma boa equipe de trabalho:
• Motivação e orientação eficazes dos integrantes da equipe;
• Aplicação de habilidades administrativas já comprovadas;
• Treinar, treinar e treinar.
O gerente de projeto deve basear a seleção da sua equipe quanto aos seguintes preceitos:
Só selecionar pessoas:
• Capazes de contribuir com a equipe como integrantes e não como “estrelas”;
• Capazes de contribuir com habilidades complementares que irão fortalecer e aumentar a capacidade do grupo;
• Capazes de trabalhar sob pressão e que sejam motivadas pelos resultados;
• Capazes de liderar e seguir;
• Comprometidas em testar a fronteira do status quo;
• Capazes de compartilhar seus conhecimentos com os demais membros;
• Dispostas a aprender com os demais sempre.
Cabe ao gerente de projeto, selecionar pessoas que além de habilidades técnicas, possuam um excelente relacionamento humano. Cabe também a ele, estabelecer regras e diretrizes que se distribuam igualmente a todos os integrantes da sua equipe.