“Feedback”. Quando essa palavra é citada, ela pode provocar muito medo e agitação. Por isso, ela é fortemente evitada. Mas porque isso acontece? Vivemos num mundo que utiliza para melhorar a avaliação do desempenho individual, visando à melhoria das organizações e das pessoas, para corrigir erros e dar início às mudanças. Então, por que algo que é tão poderoso é sempre mal entendido, mal utilizado e, muito freqüentemente, sequer é empregado? Talvez isso se dê porque quando é utilizado incorretamente, o feedback pode causar o oposto – esmaga a moralidade, reduz o desempenho e mantém o status quo.
Existe uma frase bem conhecida – “Feedback ruim não existe”, mas dificilmente alguém acredita nesta afirmação porque o termo “feedback” desenvolveu uma conotação negativa associada a “crítica”. Para que se possa evitar essa percepção, o feedback precisa ser dado de forma e estilo diferentes do que acontece atualmente.
Texto extraído da Revista Mundo Project Management. Ano 4, Nº 19.
Assuntos do Sabernauta: Gestão de Projetos, Projetos Pessoais - como projeto de casamento, MS Project, Cores, entre outros.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Treinamento eficaz para sua equipe:
É importante realçar que, seja o treinamento presencial ou a distância, formal ou informal, o importante para obter o resultado esperado, para se ter treinamentos realmente eficazes, é conhecer como a pessoa aprende melhor, quais são as preferências que vão fazer com que exista maior motivação em cada membro de sua equipe em aprender e obter o conhecimento desejado.
Lembre-se que nas equipes de projetos o conhecimento deve ser adquirido de forma intensiva durante todo o projeto e que cada membro é diferente do outro. Treinar a equipe é responsabilidade do gerente, então treine sua equipe da maneira mais adequada, como ela aprende melhor, e conseqüentemente irá obter melhores resultados no desenvolvimento da equipe e do projeto.
Experimente conhecer melhor as preferências de cada membro da sua equipe, os seus estilos de aprendizado.
Texto extraído da Revista Mundo Project Management. Ano 3, Nº 18. Parte 03/03.
Lembre-se que nas equipes de projetos o conhecimento deve ser adquirido de forma intensiva durante todo o projeto e que cada membro é diferente do outro. Treinar a equipe é responsabilidade do gerente, então treine sua equipe da maneira mais adequada, como ela aprende melhor, e conseqüentemente irá obter melhores resultados no desenvolvimento da equipe e do projeto.
Experimente conhecer melhor as preferências de cada membro da sua equipe, os seus estilos de aprendizado.
Texto extraído da Revista Mundo Project Management. Ano 3, Nº 18. Parte 03/03.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Estilo de aprendizado na equipe de projeto:
Pessoas são diferentes, têm preferências diferentes e aprendem de formas diferentes. Equipes que aprendem rapidamente são mais eficientes e, portanto, é importante considerar o ritmo e o estilo de aprendizado particular de cada membro da equipe. Tem pessoas que gostam de ser autodidatas, outras gostam de aprender em grupo, outras preferem aprender fazendo.
Entende-se estilo de aprendizado como um conjunto de características emocionais e cognitivas e fatores psicológicos que servem como um indicador de como o aprendiz (treinando) prefere receber e processar as informações para depois integrá-las ao seu corpo de conhecimento.
Se durante o treinamento o estilo de aprendizado for o mais adequado para o treinando, é possível não só ensinar uma quantidade maior de conhecimento, mas também fazer com que este aprendizado seja melhor consolidado. E consequentemente, possibilitar o uso mais fácil do conhecimento adquirido após o treinamento, além de se ter uma motivação maior em aprender. Identificar o estilo de aprendizado de uma pessoa da sua equipe significa conhecer melhor as preferências dela, conhecer sua personalidade.
Texto extraído da Revista Mundo Project Management. Ano 3, Nº 18. Parte 02/03.
Entende-se estilo de aprendizado como um conjunto de características emocionais e cognitivas e fatores psicológicos que servem como um indicador de como o aprendiz (treinando) prefere receber e processar as informações para depois integrá-las ao seu corpo de conhecimento.
Se durante o treinamento o estilo de aprendizado for o mais adequado para o treinando, é possível não só ensinar uma quantidade maior de conhecimento, mas também fazer com que este aprendizado seja melhor consolidado. E consequentemente, possibilitar o uso mais fácil do conhecimento adquirido após o treinamento, além de se ter uma motivação maior em aprender. Identificar o estilo de aprendizado de uma pessoa da sua equipe significa conhecer melhor as preferências dela, conhecer sua personalidade.
Texto extraído da Revista Mundo Project Management. Ano 3, Nº 18. Parte 02/03.
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