A UTFPR, campus de Pato Branco, realiza nesta quarta-feira, dia 26, um workshop sobre Mofo Branco, no anfiteatro da instituição. O encontro está sendo organizado pelo curso de Agronomia em parceria com a AEAPB (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco) e Crea-PR.
De acordo com o integrante da Comissão Organizadora do workshop, professor Luís César Cassol, o patógeno causador do mofo branco, conhecido como Sclerotinia sclerotiorum, é uma doença nas lavouras que está disseminada por todo o país, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. “No Sudoeste do Paraná, desde 2007 os produtores acompanham a evolução da doença, a qual tem causado sérios prejuízos, especialmente nas lavouras de soja e feijão”, comentou.
O objetivo do encontro é o de trazer as mais recentes discussões a respeito do Mofo Branco e, principalmente, debater a respeito das formas de evitar ou controlar o aparecimento e desenvolvimento desta doença.
O workshop será voltado a acadêmicos, engenheiros agrônomos, produtores rurais e demais profissionais da área. Serão três palestras com pesquisadores da doença no Sul do Brasil, além de um espaço destinado às empresas responsáveis pelo lançamento de produtos químicos utilizados no controle da doença.