segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Valor do Cliente

O Valor do cliente não se mede apenas pelas compras ou contratos de um mês, mas pelas compras e contratos previsíveis de toda uma vida de relacionamento comercial com a companhia. Quando se considera o cliente um ativo para toda a vida, a conclusão prática é reter serviços que alcancem índices possíveis de satisfação e lealdade.
Os clientes buscam respostas e soluções diferentes nos serviços e produtos da empresa, valorizando fatores diferentes no que se refere aos motivadores de satisfação: o produto/serviço que a empresa oferece; os sistemas e processos de suporte dos mesmos; o desempenho técnico; o padrão de confiabilidade, capacidade de resposta, segurança, competência; o relacionamento com a empresa: como o cliente é tratado pelo pessoal de entrega de serviço: atenção, rapidez e como os clientes se sentem, que emoção os serviços comunicam: confiança, credibilidade.

Texto baseado no livro Gestão de serviços e relacionamentos de Carlos Walter Aumond.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Posturas de um gerente de Projetos

Hoje o gerenciamento de projetos requer um tipo especial de competência tecnológica e de liderança inteiramente novo aos olhos do mercado. O Gerente de Projetos é muito mais estratégico do que desbravador. Ele deixou de ser simplesmente um técnico “expert” em marketing (ou outra área especifica do projeto), o gerente pode ter alguns tipos de posturas como:
  • Gerente Teórico: Voltado para a elaboração de modelos, teorias, sistematiação e formalçização do processo decisório;
  • Gerente Econômico: ênfase na gestão de recursos financeiros e materiais, objetivando resultados de aumento de riqueza;
  • Gerente Estete: ênfase na forma e harmonia, instalações físicas, produtos e instrumentos de produção;
  • Gerente Social: busca a realização de produtividade por intermédio das pessoas, levando em conta suas reais potencialidades humanas;
  • Gerente Político: concentração no poder e “status” como meio e fim do processo gerencial para obtenção de resultados;
  • Metagerente: orientado para a totalidade e para a unidade como elementos balizadores das suas ações no projeto e/ou organização.
Além de ter os seguintes conhecimentos: Administrativos, Ténicos e Gerais como filosofia, economia, política, arte, ética, etc.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Importância das Estimativas de custos

Ao lidar com um projeto a estimativas dos custos são tratadas de maneiras diferentes das que se utilizam em processos de produção repetitivas, pois os custos só podem ser controlados quando existe a possibilidade de serem comparados com as estimativas, estas devem ser realizadas por fases e alguns aspectos que influenciam decisoriamente nas boas ou más expectativas são:
  • Tecnologias;
  • Organização;
  • Tipo de contrato;
  • Contexto;
  • Estratégia de qualidade; e
  • Financiamento e garantias.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Valor Agregado em Um Projeto

Valor agregado tem foco na relação entre os custos reais incorridos e o trabalho realizado no projeto dentro de um determinado período de tempo. O conceito de valor agregado requer medidas de despesa-desempenho sejam estabelecidas dentro de um cronograma físico do projeto e pode ser definido como a avaliação entre o que foi planejado entre o que foi obtido em relação ao que foi realmente gasto e ao que planejava gasta, onde se propõe que o valor a ser agregado inicialmente por uma atividade é o valor orçado para ela. Na medida em que cada atividade u tarefa de um projeto é realizada, aquele valor inicialmente orçado para a atividade passa, agora, a construir um valor agregado do projeto.